CRONOGRAMA CAPILAR | CABELO - OS MEUS BÁSICOS

Olá Olá Nha Genti

É modi? Espero que esteja tudo bem!
Estava a rever os posts que sobre cabelo e vi que nunca falei muito de rotinas e aspectos essenciais para o cuidado que tenho com o meu cabelo. Como é que vou ajudar alguém se não começo pelo essencial, não é mesmo?! 

Então vamos a isso! Este post é sobre o Cronograma capilar. Mas o que é? 
No dia-a-dia os nossos fios perdem vários nutrientes devido a agressões, como secador, vento, frio, água do mar ou mesmo tintas. O cronograma capilar tem como objectivo devolver aos fios esses nutrientes perdidos usando um esquema mensal de cuidados para o cabelo, que envolve 3 fases, hidratação, nutrição e reconstrução.

Hidratação
Devolve água e humidade aos fios e pode ser feita várias vezes, já que é o que os cabelo acabam por precisar mais. Extratos botânicos, frutas, glicerina vegetal, vitaminas, aloé vera ou mel são alguns dos ingredientes que devem estar na composição dos produtos que escolheres usar nesta fase. 
- É o que mais faço actualmente na minha rotina capilar.

Nutrição
Devolve os óleos aos fios e por isso muitas vezes é só chamada de umectação, que já falei aqui, e tem video aqui, pode ser feita várias vezes para quem tem cabelo crespo ou cacheado.
Óleos vegetais, como o de coco, rícino, jojoba, argan, azeite ou manteigas vegetais como a de karité são os ingredientes que devem estar nos produtos para fazer a nutrição.
- Faço 1/2 vezes por mês de acordo com o estado do meu cabelo. 






Reconstrução 
Vai devolver a queratina aos fios ou seja vai fortalecer os fios repondo a proteína e aminoácidos ao cabelo. Mas só deve feita uma a duas vezes durante o mês pois pode ter o efeito contrario. 
Nos produtos deves procurar por colágeno ou queratina e os seus aminoácidos.
- Fez toda a diferença quando o meu ficou mais fraco por causa de ter usado bleach no meu cabelo.


Aconselho o cronograma capilar especialmente para quem está a fazer transição. Embaixo deixo um exemplo de cronograma para quem tem os cabelos danificados que tirei do Pinterest. Não encontrei os meus cronogramas antigos. 


Pinterest

Tendo em conta que devemos conhecer os nossos cabelos e que em qualquer dúvida devem procurar ajuda de um profissional.

Usas o cronograma na tua rotina de capilar? Partilha comigo como o usas.

Obrigada por passares por aqui !


Até ao Próximo Post
Fica Bem
XoXo

Sem comentários

Duvidas ou simples ideias e opiniões são mais do que bem vindos aqui no comentários ! E mais uma vez Obrigada por passares por aqui e deixares a tua marca.